DEU RUIM: Xuxa tem prejuízo de 40 Milhões
- Alex Moretti
- 13 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
A apresentadora Xuxa Meneghel, proprietária da empresa Xuxa Promoções e Produções, foi sentenciada a pagar uma quantia superior a R$ 40 milhões em um caso de plágio relacionado à "Turma do Cabralzinho". O publicitário Leonardo Soltz, originário de Minas Gerais, iniciou o processo há mais de duas décadas, alegando a apropriação não autorizada dos personagens desenvolvidos para comemorar os 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil.
Conforme relatos do jornal O Globo, a decisão foi oficialmente ratificada pelo tribunal do Rio de Janeiro nesta quarta-feira. A controvérsia teve início com as alegações de Soltz, que alegou que a Xuxa Promoções e Produções plagiou os seus personagens relacionados ao "descobrimento" do Brasil pelos portugueses. A sentença determinou o pagamento de uma quantia superior a R$ 40 milhões.
Em 1997, durante as celebrações dos 500 anos do "descobrimento" do Brasil, foi concebida a "Turma do Cabralzinho". Soltz argumentou que os personagens que ele criou foram replicados em um projeto pela empresa da apresentadora. Os protagonistas infantis, Cabralzinho, Bebel, Quim, Purri e Caramirim, foram originalmente concebidos como os "mascotes oficiais do descobrimento". Cabralzinho, líder da turma e enamorado por Bebel, fazia referência a Pedro Álvares Cabral, considerado o "descobridor do Brasil". Quim desempenhava o papel de seu braço direito, Purri atuava como confidente, enquanto Caramirim representava um indígena dócil e desconfiado.
Comments