ALERTA: Dívida de cartão de crédito vai levar à penhora de bens
- Alex Moretti
- 14 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
Dividas de Brasileiros vem aumentando ao longo dos anos e com a facilidade de conseguir créditos com os bancos digitais essa situação se agravou ainda mais. A falta de educação financeira e impulsividade nas compras faz com que 78,3% das famílias brasileiras estejam individadas.
Muitas pessoas, infelizmente, encaram este assunto sério como piada, gerando memes do tipo "Deus lhe pague". No entanto, a dívida no cartão, que muitos tratam com desdém e sem culpa, pode acarretar grandes problemas.
Conforme informações compartilhadas pelo Serasa, é vedado penhorar salários e benefícios previdenciários, bem como ferramentas de trabalho, livros, documentos e materiais didáticos.
Quando os débitos no cartão de crédito se acumulam e os pagamentos das faturas não são efetuados, os estabelecimentos têm a possibilidade de adotar medidas legais para recuperar o montante devido.
É evidente que há certos bens que são impenhoráveis, ou seja, não podem ser tomados como garantia para quitar dívidas. Isso inclui itens de uso pessoal, como roupas, calçados, eletrodomésticos básicos e utensílios domésticos.
Comments